Você não tem itens no seu carrinho de compras.
Bem-vindo, ao clickar ENTRAR para entrar neste site, está a confirmar
que tem idade legal para consumir bebidas alcoólicas no seu país.
Welcome, by clicking ENTER, you are confirming that you are of legal age to drink alcohol in your country.
Sustentabilidade na Quinta do Pinto
Segundo World Commission on Environment and Development’s o desenvolvimento sustentável reconhece as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras a encontrar as suas próprias necessidades. A sustentabilidade é um conjunto de princípios ambientalmente saudáveis, socialmente responsáveis e boas práticas economicamente viáveis que abrangem todos os aspetos da vinha, adega, habitat envolvente e ecossistema, funcionários e comunidade.
Num contexto social, a Quinta do Pinto tem cerca de 63 ha de vinha, e uma área equivalente em repouso para expansão. Com a implementação deste projecto foi possível criar novas oportunidades de emprego local, que hoje em dia conta com cerca de 20 colaboradores permanentes.
Desde o início do projeto a Quinta do Pinto tem sido apologista da intervenção mínima para a captação máxima do potencial das uvas criadas neste terroir minimizando qualquer outra intervenção, segundo a filosofia de vinificação tradicional “o vinho faz-se na vinha”. Com a consciência de uma agricultura sustentável, estamos certificados como Produção Integrada, pois temos o maior respeito pela terra e pela natureza.
Temos uma relação muito estreita com o Instituto Superior de Agronomia, com o Institut des Hautes Études de la Vigne et du Vin (IHEV) de Montpellier, com o INIAV e com o COLAB garantindo espaço para investigações científicas em prol do desenvolvimento vitivinícola que a Quinta do Pinto põe em prática de forma a garantir uma produção cada vez mais sustentável.
Uma viticultura sustentável está diretamente relacionada com a viticultura de precisão praticada na Quinta do Pinto, pois esta consiste em analisar e atuar de forma diferenciada em cada parcela, permitindo assim uma redução de recursos gastos para o mesmo número de intervenções a realizar. Também ao longo dos últimos anos, através de campos de ensaio optimizamos ensaios de desfolha, aprimoramos as técnicas de poda, sistemas de monda, formas de fertilização orgânica, enrelvamentos, selecionamos clones e porta-enxertos mais resistentes ás alterações climáticas etc – com o intuito de potenciar a qualidade das nossas uvas, mas sempre com uma postura de minimizar a nossa pegada ecológica.
Com isto podemos orgulharmo-nos dos nossos feitos:Uma Enologia minimalista tem por base a preservação total das caraterísticas das uvas, de forma a que cada vinho seja único e que espelhe todo um terroir da forma mais pura possível. Todas as uvas são vinificadas, com objectivo de potenciar ao máximo a qualidade com que entram na adega, com base em fermentações por leveduras indígenas (fermentações naturais), ajustes de acidez por loteamento e práticas o menos intrusivas possíveis.
Também aqui continua a haver um grande cuidado para a diminuição da pegada ecológica, e como tal, todos os sub-produtos resultantes da vinificação são rentabilizados, os engaços são usados para adubação e alimentação animal, e as peliculas e as borras encaminhadas para destilaria com consequente obtenção de aguardente. Comprometermo-nos a reduzir a quantidade de água gasta assim como de gastos energéticos, com táticas adequadas, sensibilização dos colaboradores, gestão de recursos e de operações.
Na etapa final do processo de produção, a preservação do meio ambiente não fica esquecida e, portanto, nos últimos anos houve cuidados importantes a ter: utilização de garrafas mais leves, rolhas de cortiça (natural e biodegradável) com menos lavagens com produtos químicos. Substituímos as cápsulas de estanho por lacre nos vinhos topo de gama, utilizamos caixas de cartão reciclado, mais leves e com menos tinta.
A responsabilidade social que assumimos mantendo saudável o ambiente que nos rodeia e contribuindo assim para a viabilização económica, permitem-nos assegurar a sustentabilidade actual e garantir a das gerações futuras.